
32 |  Retrato do BRASIL  |  REPORTAGEM

Um jornal com “mandato leitoral”. Não, não se trata de
erro de revisão. Segundo Cláudio Weber Abramo (“Im-
pério dos sentidos”, em Novos Estudos Cebrap, 1991),
a Folha de S. Paulo “costuma justificar suas atitudes
editoriais pelo recurso a um a espécie de ‘mandato’ mer-
cadológico”, que lhe seria conferido pelos leitores. O
jornal se apóia, segundo Abramo, num conceito expres-
so em seu Manual de redação, no qual está escrito que
“nas sociedades de mercado, cada leitor delega ao jor-
nal que assina ou adquire nas bancas a tarefa de inves-
tigar os fatos, recolher material jornalístico, editá-lo e
publicá-lo”.
Apesar da pretensão descabida, não há dúvida que, nos
últimos 30 anos a Folha tornou-se o mais importante
jornal brasileiro, tanto por sua influência político-cultu-
ral, quanto por sua circulação – segundo a empresa Fo-
lha da Manhã S/A, que a publica, trata-se do diário mais
vendido, cuja circulação média em 2005 foi de 287 mil
exemplares nos dias úteis e de 360 mil aos domingos. Na
maior parte desse período, o jornal foi dirigido por Ota-
vio Frias Filho, o Otavinho, que assumiu em 1984 o posto
de diretor de redação com apenas 27 anos de idade.
Nessa ocasião o País vivia o clima da campanha das Dire-
tas-já, na qual a Folha apostou e seu
deu muito bem.
A trajetória que colocou o jornal na
situação de liderança, no entanto, co-
meçou bem antes e seu condutor foi
Octavio Frias de Oliveira, o Frias, pai
de Otavio, hoje com 94 anos. Frias e
seu sócio, Carlos Caldeira Filho, ad-
quiriram o jornal em 1962. Na oca-
sião, a empresa Folha da Manhã S/A,
que o editava, estava em má situação
financeira e revitalizá-la foi a priori-
dade da dupla. O sucesso de Caldeira
e Frias nessa empreitada foi notório:
eles investiram e modernizaram a em-
presa, passaram a publicar outros tí-
tulos além da Folha, e, em meados
dos anos 1980 já superavam comerci-
almente com o grande concorrente
paulista, O Estado de S. Paulo, diário
fundado há mais de 130 anos (a Fo-

lha da Noite, primeiro título da Folha, nasceu só em 1921).
Os novos proprietários não tinham tradição jornalística:
eles eram empresários envolvidos com outras atividades.
Frias, por exemplo, atuou no ramo imobiliário e financei-
ro. Pouco antes de comprar a Folha da Manhã, eles cons-
truíram a estação rodoviária de São Paulo, com a qual
obtiveram enorme sucesso.
Essas informações constam do livro A trajetória de Octavio
Frias de Oliveira (Mega Brasil Comunicação, Publicidade
e Eventos Ltda, 2006), de autoria de Engel Paschoal. Do
livro, emerge o retrato de um self-made man de grande
sucesso. Mesmo assim, no entanto, o leitor atento perce-
be que o relato tem momentos embaraçosos.
O mais destacado, sem dúvida, refere-se à utilização de
veículos da empresa por órgãos da repressão política,
para o transporte e captura de militantes dos movimen-
tos de oposição à ditadura que se engajaram na luta
armada. E, entrelaçado com isso, o fato de a Folha da
Tarde, um dos jornais da empresa, ter sido dirigido por
um grupo de jornalistas – alguns dos quais policiais –
afinadíssimo com a repressão.
Quem fala sobre isso é Otavio, que reconhece o uso dos
veículos por policiais, embora afirme que seu pai não

“Oportunismo mercadológico”
Na época mais difícil da ditadura, a Folha

da Tarde foi o “diário oficial” da repressão.
Hoje, a Folha de S. Paulo, o jornal diário

mais importante do País, procura se apoiar
num “mandato” baseado no mercado

Armando Sartori

F
o
lh
a
p
re
ss



 REPORTAGEM  |  Retrato do BRASIL | 33

REPORTAGEM ESPECIAL

sabia de nada, assim como Caldeira, “a pessoa que tinha
mais afinidade com esse setor do regime militar”. Ele
também admite que a Folha da Tarde era dominada pela
direita. Sua dificuldade parece ser a de explicar porque
seu pai colocou na direção da FT, em meados de 1969, o
policial Antonio Aggio, que havia sido designado anteri-
ormente, também por ele, para dirigir o diário Cidade de
Santos, pertencente ao grupo.
Aggio chegou à FT com a missão de desmontar o projeto
anterior, iniciado em agosto de 1967, quando Frias e

Che Guevara. Não era nada, exceto oportunismo merca-
dológico”, diz.
Miranda Jordão – ele mesmo um homem de esquerda –
montou então uma redação com esse perfil. Dela partici-
param pessoas que se destacariam como militantes polí-
ticos e jornalistas da imprensa independente de oposi-
ção à ditadura. Passaram pela FT nesse período nomes
como Arlindo Mungioli, Chico Caruso, Frei Betto, Lou-
renço Diaféria, Luís Clauset, Luís Edgar de Andrade, Luís
Merlino, Paulo Sandroni, Raimundo Pereira, Rose Noguei-

ra e Tonico Ferreira, entre outros.
A experiência da FT “de esquerda”
não durou muito, no entanto: o jor-
nal não teve o sucesso comercial es-
perado e a situação política mudou –
em dezembro de 1968, foi editado o
AI-5 e teve início a fase mais dura da
ditadura. Pouco tempo depois, Frias
demitiu Jordão. E, em meados do ano
seguinte, chamou Aggio, que desde
1962 pertencia aos quadros da Se-
cretaria de Segurança Pública paulista
(ele tornou-se assessor do delegado
Romeu Tuma, que por sua vez era di-
retamente subordinado ao delegado
Sérgio Paranhos Fleury).
A partir do ingresso de Aggio na FT o
desmonte da antiga redação se com-
pletou. Outros policiais também fo-
ram para lá e para a Agência Folha,
um departamento criado por Miranda
Jordão a pedido de Frias, na qual o
próprio Aggio trabalhou após deixar
a FT em 1984.

O resultado prático da mudança é que a FT se tornou,
como escreveu Kushnir, uma espécie de “diário oficial”
da Oban – a Operação Bandeirantes, organização repres-
siva semiclandestina financiada por empresários a partir
de 1969. “O clima de delegacia policial resistiu 15 anos
e o jornal ganhou o apelido de ser o de ´maior tiragem´
em São Paulo, não por causa da circulação, mas pelo
número de tiras [policiais] que empregava”, disse ela em
depoimento para o site Observatório da Imprensa (http:/
/observatorio.ultimosegundo.ig.com.br).
A historiadora menciona em seu trabalho a visão de Cláu-
dio Abramo a respeito desse processo. Abramo, jornalis-
ta de esquerda, foi convidado por Frias para assumir o
posto de secretário de redação da Folha de S. Paulo em
1965. Em seu livro A regra do jogo (Companhia das Le-
tras, 1988), ele qualifica a Folha da Tarde dessa época
como “o jornal mais sórdido do País”.
Freqüentemente, a FT agia para legitimar as barbarida-
des cometidas pelos órgãos de repressão, aceitando sem
a menor crítica as versões apresentadas pelas forças de
segurança. Chegou, segundo depoimento a Kushnir de
Ivan Seixas, um militante do Movimento Revolucionário

Caldeira decidiram relançar esse jornal que, criado em
1949, deixou de circular dez anos depois. O objetivo bá-
sico era concorrer com o Jornal da Tarde, irmão caçula do
Estadão, criado pouco antes.

Experiência frustrada A historiadora Beatriz Kushnir,
autora de Cães de guarda (Boitempo, 2004), pesquisou a
trajetória da FT e ouviu, entre outros, o veterano jornalis-
ta Carlos Brickman. Ele diz, baseado em informação de
Miranda Jordão, que Frias queria “fazer um jornal de
esquerda”para “atingir o público de esquerda, os estu-
dantes fascinados pelo Vietnã, pelo Cabo Anselmo, pelo

Por quase dois anos, a Folha da Tarde foi um
jornal de “esquerda” (ao lado, à esq., em outubro
de 1968). Depois do AI-5, a redação foi entregue a
jornalistas ligados à repressão (ao lado, à dir., edição
de 5 de novembro de 1969). E veículos da Folha da
Manhã foram atacados por militantes de grupos
clandestinos de esquerda (acima)

Reprodução



34 |  Retrato do BRASIL  |  REPORTAGEM

Tiradentes (MRT) preso em meados de abril de 1971, a
publicar com horas de antecedência, a morte de seu pai,
Joaquim de Andrade Seixas, da mesma organização, em
circunstâncias inventadas pelos policiais.
A explicação de Otavinho para o que aconteceu com a
FT é que com Miranda Jordão o jornal foi infiltrado por
militantes de grupos clandestinos de esquerda. De fato,
alguns jornalistas que trabalhavam na redação do jor-
nal eram ligados a algumas dessas organizações. De-
pois, avalia ele, como reação a isso, o jornal foi ocupada
pelos policiais. Já sobre o papel de Caldeira e Frias, os
proprietários do jornal, e sobre a enorme diferença de
tempo das “ocupações” – 22 meses e meio e cerca de
15 anos, respectivamente – ele nada diz.
As explicações para a FT ter assumido tal papel não são
simples. Frias, empresário astuto, viu a possibilidade de
explorar um mercado formado pelo público simpatizan-
te da esquerda quando chamou Miranda Jordão. De-
pois, diante das dificuldades políticas e do fracasso co-
mercial da FT, desmanchou o projeto “de esquerda” e
montou um “de direita”. Segundo Cláudio Abramo, “de
1969 até 1972, a Folha atravessou um período negro,
em que não havia espaço político algum no jornal”.
“Na verdade, o jornal não tinha condições de resistir às
pressões do governo, por isso não provocava. Foi uma
política muito sábia que Frias aplicou ao jornal”, diz ele.
Nessa situação, Frias e Caldeira provavelmente resolve-
ram não arriscar seu investimento. É bom lembrar que,
ao contrário do Estadão e de outros veículos, os jornais
da Folha da Manhã jamais sofreram censura prévia. Eles
simplesmente obedeciam escrupulosamente às orien-
tações transmitidas pelos censores por telefone, dizen-
do quais assuntos não podiam ser tratados.
A colaboração com o regime custou a Frias alguns
disssabores. Militantes de organizações de esquerda ata-
caram e incendiaram dois ou três veículos que distribu-
íam a Folha. Além disso, ameaçaram Frias de morte. Isso
fez com que, entre setembro de 1971 e fevereiro do ano
seguinte, ele e sua família – que passou a receber prote-
ção de agentes do DOPS – vivessem na sede do jornal.

Elogio ao governo Foi nessa época que Frias assinou
pela primeira vez um editorial na Folha. Intitulado
“Banditismo”, o texto publicado em 22 de setembro
diz que, especialmente no Brasil da época, não havia
“lugar para o terrorismo”, porque “um governo sério,
responsável e com indiscutível apoio popular está le-
vando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvi-
mento com justiça social”. Diz ainda que a subversão
“está sendo definitivamente erradicada, com o decidi-
do apoio do povo e da Imprensa”.
A astúcia de Frias se manifestaria poucos anos depois,
já na fase da chamada abertura política, com a posse do
general-presidente Ernesto Geisel, quando o milagre
econômico se esgotara e, do ponto de vista político, o
regime perdia sustentação rapidamente. A Folha era um

jornal rentável, financeiramente saudável e bem equi-
pado. Mas, do ponto de vista editorial e do prestígio
político, estava muito abaixo de concorrentes como o
Jornal do Brasil e o Estadão que, no entanto, enfrenta-
vam problemas de sustentação.
Para fazer frente a eles, Frias, com a ajuda de Abramo,
remodelou editorialmente o jornal. A reforma de então
basicamente consistiu em criar a seção Tendências/De-
bates, à página três, onde intelectuais e políticos de
diversas correntes de opinião se expressassem. Mas,
entre Frias e Abramo havia diferenças importantes, como
reconhece o empresário. “Ele tinha uma visão e eu ou-
tra. Ele achava que o jornal (...) tinha que ter uma linha,
tinha que ser quase uma coisa doutrinária. (...) Eu não
concordava com isso”.
Abramo acabou afastado do cargo em 1977, num epi-
sódio envolvendo o colunista Lourenço Diaféria, autor
de um artigo considerado ofensivo pelos militares.
Diaféria foi preso e a primeira reação do jornal foi pu-
blicar no dia seguinte o espaço de sua coluna em bran-
co. Um interlocutor freqüente de Frias, o general Hugo
Abreu, chefe da Casa Militar do governo Geisel e liga-
do ao ministro do Exército, general Sylvio Frota, telefo-
nou para o empresário e o pressionou. Abramo foi subs-
tituído por Boris Casoy, um jornalista de idéias conser-
vadoras, e o espaço da coluna de Diaféria foi ocupado
por outros textos.
Segundo Frias, a pressão dos militares ligados a Frota
foi muito forte. Mas, para o jornalista Mino Carta,
um admirador de Abramo, houve uma “mínima pres-
são”. “Digo que foi ‘mínima pressão’ porque o se-
nhor Frias estava envolvido na pior das candidaturas
possíveis na sucessão do general Geisel. A Folha apoi-
ava o Frota. O Cláudio Abramo foi afastado por isso”.
Um dos argumentos que reforça essa tese é o de que
cerca de um mês mais tarde Frota foi demitido do
cargo, após tentar, sem sucesso, um golpe contra
Geisel. Mas, mesmo diante da derrota política de Fro-
ta, Casoy foi mantido no posto.
A ascensão de Otavinho ao comando da Folha de S.
Paulo a partir de meados dos anos 1980 fez seu projeto
editorial ganhar uma feição mais sofisticada. Mas, por
trás dela pode-se enxergar a essência do pensamento
de Frias, que sempre viu o jornal basicamente como um
negócio. Já em 1984, quando assumiu o leme da Folha,
Otavio disse numa entrevista à revista IstoÉ/Senhor: “(...)
eu me pergunto se não é preferível um jornal que se
locomove de acordo uma lógica de marketing, ou seja,
de um compromisso com o seu público, a um jornal que
se locomove com uma lógica fantástica, fantasiosa, quer
dizer, com um compromisso, com um código, com um
ideário, com uma doutrina qualquer que aquele jornal
quer impor a ferro e fogo”.
De certa forma, Otavinho descreveu os termos do deba-
te entre seu pai e Abramo. E justificou o “mandato
leitoral” que a Folha julga ter conquistado.


