
10 |  Retrato do BRASIL  |  REPORTAGEM

imprensa



 REPORTAGEM  |  Retrato do BRASIL | 11

REPORTAGEM ESPECIAL

Nós, contra Kamel

A história da formidável peleja entre os
“nanicos” Antônio Carlos Queiroz

e Raimundo Rodrigues Pereira contra
Ali Kamel, diretor-executivo de
jornalismo da Central Globo de

Jornalismo, gigante da mídia brasileira

Ingrata sorte! Somos obrigados a desafiar o campeão da mídia!

Ali Kamel é um gigante da mídia. Diretor-executivo de jor-
nalismo da Central Globo de Jornalismo, como assina suas
declarações, ele comanda, por exemplo, o Jornal Nacional,
que seis dias por semana, no começo da noite, diz para
dezenas de milhões de brasileiros o que se passou aqui e
no mundo.
Além desse extraordinário poder, Kamel é homem de sen-
sibilidade sem par. Veja-se: no dia 29 de setembro, véspe-
ras do primeiro turno da eleição presidencial, ele decidiu
que não se faria menção no JN ao acidente do avião da Gol
que matou 154 pessoas porque. como disse, em matéria
paga publicada na revista CartaCapital:
“Um telejornal como o Jornal Nacional, recordista absolu-
to de audiência, constrói sua reputação assim: com notíci-
as corretas, sem espalhar o pânico no País. Pôr no ar que
um avião de passageiros da Gol ‘pode’ estar desapareci-
do, sem dizer qual o vôo e qual a rota é simplesmente levar
o pânico para milhares de casas Brasil afora. Não fizemos
isso. Não faremos isso”.
É, ainda, um jornalista como não há igual: neutro, impar-
cial, como revela no mesmo texto citado: “Não sou movi-
do por paixões políticas e o meu compromisso é apenas
com a minha profissão: relatar os fatos com correção e
imparcialidade, não importando se beneficiam esta ou
aquela corrente política”.
(Aliás, diga-se de passagem: Kamel teve de pagar a publi-

cação de seu texto porque Mino Carta, o malvado diretor
de CartaCapítal, não quis publicar na íntegra sua respos-
ta, encaminhada na forma de uma missiva de modestos
13.953 caracteres, na CartaCapital, onde publicamos arti-
go que ofendeu o gigante!)
Mesmo assim, o destino cruel, a natureza incontrolável
que nos empurra para batalhas impossíveis, nos leva,
Antônio e Raimundo – gente que se pode, sem desdém,
colocar no rol da chamada “imprensa nanica”, a desafi-
ar Kamel.
Do Olimpo onde vos situais, perdoai-nos, mas respondei,
gigante do poder e das virtudes: a poderosa organização
da família Marinho, a quem servis, é capaz de fazer uma
revisão do seu procedimento na cobertura do chamado
dossiê dos petistas divulgado no primeiro turno da elei-
ção presidencial? Nós vamos fazer uma revisão do que
fizemos.
Nos comentários à carta de Kamel, publicada no Observa-
tório de Imprensa, a grande maioria dos internautas foi
favorável ao nosso ponto de vista, segundo o qual a TV
Globo agiu de modo faccioso nessa cobertura. A seguir
publicamos uma pauta com os dois pontos centrais do
que poderia ser uma revisão do tratamento que a grande
imprensa deu ao episódio. Com isso, esperamos também
oferecer ajuda aos internautas para que continuem pressi-
onando o gigante Kamel a fazer a sua própria revisão.



12 |  Retrato do BRASIL  |  REPORTAGEM

1. O “ESCÂNDALO DO DOSSIÊ PETISTA” DEVERIA
SER VISTO COMO “UMA GUERRA DE DOSSIÊS”,
PORQUE TAMBÉM ENVOLVE OS TUCANOS

Na sua resposta à primeira matéria que publicamos em
CartaCapital (“Fatos ocultos”, artigo de capa da edição de
18 de outubro), Ali Kamel diz que não respondeu inicial-
mente e de modo específico a nenhuma das questões que
apresentamos a ele antes de publicar o texto simplesmente
porque todas as nossas premissas eram falsas. Kamel está
errado. Nossa primeira premissa, por exemplo, era e conti-
nua sendo: o escândalo que acabou contribuindo para
empurrar as eleições para o segundo turno foi denunciado
pelo jornalismo das grandes empresas de modo unilateral.
Foi dado um tratamento a uma das pontas da história, a
que envolvia “a banda sindical petista”, como dissemos,
que foi amplamente denunciada; e, outro, à ponta que en-
volvia os tucanos, que não foi investigada.
Havia, no entanto, efetivamente, uma disputa por dossiês,
que é comum em todas as campanhas eleitorais, na precá-
ria política brasileira. Dissemos no primeiro texto de
CartaCapital: “É absolutamente razoável supor que Serra e
Negri”, os ex-ministros da Saúde de Fernando Henrique
Cardoso cujos nomes apareceram no noticiário sobre a cha-
mada máfia dos sanguessugas, que é de onde sai o escân-
dalo dos dossiês, “sejam pessoas acima de qualquer sus-
peita”. Dissemos a seguir: “É também justo ficar indignado
com o baixo nível da política que se fundamenta no esforço
de provar que o candidato adversário ou é ladrão ou está

ligado a ladrões”. Mas concluímos: “por que achar que os
petistas são os piores de todos os políticos, a priori, sem
investigar o outro lado?”
Não fizemos essa pergunta por retórica. Sabíamos, concre-
tamente, que havia descontentamento na própria Globo
pelo comportamento unilateral da direção da empresa na
cobertura dos fatos. Com base num levantamento minuci-
oso desse descontentamento fizemos 10 perguntas a
Kamel, afinal publicadas no texto de CartaCapital citado e
às quais ele respondeu com uma nota evasiva. Nela diz, em
síntese, que o presidente Lula considerou a cobertura da
Globo isenta. Na sua resposta posterior enviada ao Obser-
vatório da Imprensa e depois publicada como matéria paga
em CartaCapital, Kamel volta a fugir da questão: diz que é
contraditório termos perguntado porque a Globo não in-
vestigou a ponta dos tucanos do mesmo modo como inves-
tigou a ponta dos petistas no escândalo e termos dito tam-
bém que foram engavetadas matérias que investigavam essa
ponta peessedebista. Parece contraditório mas não é: nós
não defendemos o tipo de investigação que a Globo fez de
um lado, nem queríamos que ela fizesse o mesmo do outro
lado; o que dissemos é que a Globo não investigou um dos
lados com empenho; e engavetou uma ou duas matérias
que, a despeito disso, foram feitas sobre o assunto.
A questão seria irrelevante se a ponta tucana da história de



 REPORTAGEM  |  Retrato do BRASIL | 13

REPORTAGEM ESPECIAL

fato não existisse. Mas essa conclusão não se deve tomar
como pressuposto. Ouvimos, pouco antes do fechamento
deste artigo, que o alto comando tucano em São Paulo tele-
fonou mais de uma vez para liderança do PT paulista buscan-
do um acordo na guerra de dossiês que efetivamente existia
antes do 15 de setembro, data em que são presos, no Hotel
Íbis Congonhas, em São Paulo, com R$ 1,7 milhão, Valdebram
Padilha e Gedimar Passos, intermediários petistas na compra
do suposto dossiê sobre os tucanos. Ouvimos também, da
deputada Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) parlamentar da CPI
que investiga a história, que o deputado Fernando Gabeira
(PV-RJ), também da comissão, fez um pedido seletivo de do-
cumentos à Justiça de Mato Grosso. E, assim, a própria CPI
do Congresso não tem todas as informações da Justiça. E
estaria deixando de investigar e absolvendo os tucanos por
antecipação, porque se concentra em investigar os petistas,
em relação aos quais existem inúmeros indícios e documen-
tos, levantados pela imprensa e pela polícia. Mas não vai com
o mesmo empenho em busca dos tucanos, embora esteja
mais do que provado que o escândalo da compra
superfaturada de ambulâncias é antigo e a maioria dos casos
é dos governos do PSDB.

E o outro lado? No segundo artigo para Carta Capital (“Con-
tribuições ao dossiê da mídia”, 25 de outubro) mostramos
que, no banco de dados da Polícia Federal – que investigava,
até o fechamento deste texto, basicamente o lado petista do
escândalo – já estavam listadas 46.755 pessoas, 43.778 con-
tas bancárias, 17.245 telefonemas, 6.137 contratos em dóla-
res e 158.094 transações financeiras. É óbvio que, se a im-
prensa continuar investigando o escândalo nessa mesma li-
nha, sempre terá mais assunto. “Secretário de Lula ligou para
‘articulador’ do dossiê”, foi a manchete da Folha de S. Paulo
de 21 de outubro, referindo-se a dois telefonemas entre Gil-
berto Carvalho, secretário particular do presidente Lula e Jor-
ge Lorenzetti, que é tido como “o articulador nacional da
compra do dossiê” – o dossiê petista, é claro. Mas, e o outro
lado? E os milhares de pessoas, contas bancárias, telefone-
mas, contratos e transações que podem ser investigados se
se começar a perseguir com a mesma fúria o pobre do em-
presário Abel Pereira que é tido como o elo entre a máfia dos
sanguessugas e Barjas Negri, o ex-ministro da Saúde tucano
e ex-secretário geral de José Serra no mesmo ministério? Re-
pita-se: não estamos dizendo que a imprensa das grandes
empresas faça com o PSDB a mesma estupidez que está fa-
zendo com o PT – jogando nomes na rua, difamando pesso-
as, sem um cuidado maior. O que dizemos é que ela age com
dois pesos e duas medidas.
Finalmente, ainda sobre a origem do escândalo, se deveria
investigar os exatos mandados judiciais do promotor Mário
Lúcio Avelar, que chefiou a denúncia do escândalo e que
disparou a polícia no encalço dos petistas. Mostramos no
primeiro texto de CartaCapital que Avelar dirigiu várias in-
vestigações anteriores de modo faccioso. E que, no caso do
dossiê pode estar repetindo o mesmo procedimento.
Não é crime comprar informações. Não é crime pagar serviços
com dinheiro vivo. Com que mandado judicial, então,

Gedimar e Valdebran foram presos pela Polícia Federal no
Ibis Congonhas no dia 15 de setembro? Nas defesas que
encaminharam ao Tribunal Superior Eleitoral, os advogados
de Gedimar e Valdebran afirmam que a prisão dos dois foi
irregular, sem a expedição de um decreto de prisão temporá-
ria. Eles afirmam também que seus clientes foram interroga-
dos na Superintendência da Polícia Federal sem o acompa-
nhamento de um advogado, não lhes sendo permitido cha-
mar um defensor ou mesmo telefonar para seus familiares.
Gostaríamos aqui de ouvir a posição do gigante Kamel: ele
acha que a polícia pode prender pessoas sem um mandado
judicial preciso? O certo é a polícia obter um mandado judi-
cial qualquer e sair investigando a pessoa? Para nós, esse
comportamento é medieval. A partir de um mandado judi-
cial que pode ser apenas para investigar chantagem dos
Vedoin contra os tucanos – o que é crime –, pode-se pren-
der petistas interessados em comprar informações dos
Vedoin para divulgá-las pela imprensa, o que não é crime?
A justiça mantem preso um dos Vedoin, o filho, mas teve de
soltar Gedimar e Valdebran. Por que? Não é porque não há
crime que se possa imputar a eles? Diversos comentaristas
da imprensa pátria – Alberto Dines, Elio Gaspari, Luiz Garcia
– acham que o que importa é que os petistas estavam co-
metendo uma patifaria.
Tudo muito bem. É certo que a política brasileira está cheia
de patifes e patifaria. Mas, qual é o critério para prender
patifes, gigante Kamel? Você acha, como o jornal O Globo
da quinta-feira dia 12 de outubro, citada por nós no primeiro
artigo, que o método é esse: prender a pessoa primeiro e
depois ir atrás do crime que ela possa estar cometendo, como
se está fazendo? “Há duas hipóteses de o episódio vir a
configurar crime”, diz O Globo da data citada, referindo-se à
necessidade de buscar provas contra os petistas que foram
presos. “A primeira, se for comprovada a origem ilícita do
dinheiro apreendido com os petistas Gedimar Passos e
Valdebran Padilha. Nesse caso, os envolvidos poderiam ser
processados por crime de ocultação de valor proveniente de
ilícito (...). A segunda possibilidade é a de o dossiê conter
falsas provas, configurando crime eleitoral de obtenção de
documento material ou ideologicamente falso, para fins elei-
torais?”. Então, agora é assim? Prende-se primeiro e se vai
atrás do crime depois, se for um petista – especialmente um
sindicalista - gente suspeita, é claro?
 A prevalecer tal ponto de vista, o Brasil estará inaugurando
um novo princípio do Direito, a presunção da culpa, segun-
do a qual todos seriam culpados até prova em contrário.
Estaríamos, assim, jogando na lata de lixo uma grande con-
quista da Revolução Francesa, a presunção da inocência, con-
signada na Constituição Federal, segundo a qual nenhuma
pessoa será considerada culpada até que tenha sido assim
julgada em última instância. O gigante Kamel, homem pie-
doso que nunca fez nem jamais fará a vilania de dizer que um
avião desapareceu antes de ter absoluta certeza do desapa-
recimento, para não levar pânico às famílias, não percebe
que, se não tem posição clara sobre essa questão, se arrisca a
colocar-se acima da justiça e a ter o direito de perseguir qual-
quer cidadão que seus editores considerem suspeito?



14 |  Retrato do BRASIL  |  REPORTAGEM

2. A GRANDE MÍDIA INTERVEIO FACCIOSAMENTE
NAS ELEIÇÕES, COM O ESCÂNDALO DO DOSSIÊ,
ELA TAMBÉM DEVE SER INVESTIGADA

A principal crítica que fizemos a Kamel no primeiro artigo
de CartaCapital é de que ele soube do áudio com a grava-
ção das conversas de Edmilson Bruno, o delegado que
passou as fotos do dinheiro do “dossiê petista” aos jor-
nalistas, na qual ele revelava o claro propósito de interferir
no processo eleitoral e ocultou esse fato. Bruno insistia
que as fotos deveriam ser apresentadas no Jornal Nacio-
nal, naquela sexta-feira, 29 de setembro, antevéspera das
eleições. Kamel escondeu esse fato. Disse a um repórter da
emissora: “Não nos interessa ter essa fita. Para todos os
efeitos, não a temos”.
Kamel se defende de várias maneiras cavilosas. Sugere que
o atacamos porque queríamos que se revelasse a fonte
que divulgou as fotos, o que nunca fizemos. No texto cita-
do dizemos claramente que alguns dos quatro repórteres
que receberam as fotos do delegado Bruno ouvidos para a
primeira matéria de CartaCapital disseram, em defesa da
tese de que o áudio não devia ser divulgado, que o jorna-
lista deve preservar o sigilo da fonte. Nós concordamos
que a fonte deve ser preservada; mas dissemos que se
deveria publicar os trechos da fita de áudio que revelavam
o propósito político do delegado, sem citá-lo nominal-
mente, preservando a fonte, portanto.
Qual era o propósito político do delegado Bruno? Kamel
tenta também fugir desse problema. Ele diz na sua carta-
resposta de 19 de outubro: “Agiu mal a TV Globo ao
preservar a fonte? Também não, porque ao mesmo tempo
em que preservou a fonte, não fez, em nenhum momento,
o que ele pediu: alegar que os CDs haviam sido furtados”.
De fato, na sexta-feira 29 de setembro, a TV Globo não
fez, como fizeram os três diários que também receberam a
fita, junto com a Jovem Pan: O Estado de S. Paulo, a Folha
de S. Paulo e O Globo. Todos os três jornais publicaram no
dia 30 matérias dizendo que um policial lhes havia dito
que as fitas tinham sido roubadas, o que era uma mentira
descarada, para enganar os leitores.
Note-se que a Jovem Pan não agiu assim. Ela tem um site
onde poderiam ter sido publicadas as fotos do dinheiro e
onde poderia ter divulgado o áudio da conversa do dele-
gado. Mas não divulgou nem uma nem outra coisa. Tam-
bém não divulgou a mentira de que as fotos tinham sido
roubadas, como queria Bruno. André Guilherme, o repór-
ter da Pan, levou os dois documentos para os seus edito-
res e eles decidiram que não se deveria publicar nenhum
deles, com o argumento de que a justiça eleitoral poderia
considerar a publicação uma interferência indevida, o que
de fato era.
Kamel diz também, no que foi apoiado por pessoas como
Marcelo Beraba, ombudsman da Folha, que nós omitimos

que o delegado Bruno também pediu para que as fotos
fossem divulgadas em outros programas de televisão na
noite do dia 29 e que isso invalida o argumento de que o
delegado tinha um propósito político claro. É claro que não
invalida. Não é que nós não soubéssemos que o delegado
fez as referências a outras tevês. No blog do repórter da
Globo Luiz Carlos Azenha, o primeiro a divulgar trechos do
áudio da conversa do delegado já se fala na Band. Consul-
tamos o blog do Azenha cuidadosamente.

Nossa escolha Kamel, que é o chefe último de um noticio-
so de pouco mais de meia hora no qual se tenta concentrar
o que há de mais importante no dia no Brasil e no mundo,
sabe que editar é escolher. Nós escolhemos destacar o pa-
pel do Jornal Nacional nos planos do delegado Bruno. E
dissemos isso explicitamente: “Para o que mais interessa ao
desenrolar da nossa história, dos trechos da fita, deve-se
destacar a preocupação de Bruno em fazer com que as fo-
tos chegassem no dia ao Jornal Nacional”. Kamel diz que
“o que mais impressiona” na nossa reportagem inicial na
CartaCapital é o fato de termos destacado a frase do dele-
gado que diz: “Tem de sair hoje à noite na TV. Tem que sair
no Jornal Nacional”. Diz que é uma frase citada só pela
metade. Que falta a continuação: “Se for o SBT, Ana Paula
Padrão”. Kamel diz, referindo-se a essa parte da fala do
delegado não citada por nós: “Trata-se de um caso de omis-
são cujo objetivo pode ter sido dar a entender que a inten-
ção do delegado era vazar as fotos prioritariamente para a
TV Globo. Nada mais falso”.
Não é que o nosso propósito “pode ter sido dar a enten-
der” que o objetivo do delegado era esse. Não é “pode ter
sido”. Foi. E não é “dar a entender”. Foi provar que o pro-
pósito era esse mesmo. Kamel não citou na sua carta res-
posta o trecho do delegado Bruno no qual ele pergunta
pela Globo, aos quatro jornalistas, ao passar o CD com as
fotos. “Tem alguém da Globo aí?” Na gravação, um dos
quatro responde: “Tem o Bocardi.” E Bruno continua: “Não
é o Tralli? O Tralli está muito visado”. Bruno se referia a
César Tralli, o repórter da Globo que se disfarçou de policial
federal e, junto com a PF, acompanhou a prisão de Flávio
Maluf, filho de Paulo Maluf, episódio que o teria deixado
“visado”. Referia-se também a Rodrigo Bocardi, repórter
da TV Globo que estava na Polícia Federal, embora em ou-
tro local, na hora da conversa citada.
Quando redigimos a primeira matéria para CartaCapital,
registramos a fala de Bruno sobre Tralli mas entendemos o
seu significado como uma referência do delegado a aquele
episódio. Na semana seguinte, entrevistamos Tralli e com-
preendemos que não era isso. Tralli nos explicou porque foi



 REPORTAGEM  |  Retrato do BRASIL | 15

REPORTAGEM ESPECIAL

ele o que mais rapidamente saiu com as fotos da PF: porque
Bruno, enquanto deu uma cópia do CD com as fotos para
os quatro que o ouviam, pedindo-lhes que copiassem e
devolvessem o original, como se tivesse uma cópia apenas,
logo depois disso procurou Tralli e lhe deu outra cópia que
tinha, só para ele. E Tralli correu com ela para a redação.
Tralli não é nenhuma criança, como nos disse: sabe que o
jogo eleitoral é cheio de “armadilhas e patifaria”. Conhece
o delegado Bruno, por quem, aparentemente, não tem gran-
de apreço. Por que Kamel não citou o tratamento especial
de Bruno a Tralli? Porque, claro como o sol, este fato mostra
a pantomima de Bruno diante dos quatro jornalistas, ao
insinuar que Tralli não era o nome certo para receber as
fotos. E, mais que isso, prova que a prioridade de Bruno era
a TV Globo.
Kamel diz que “é falsa a afirmação” [que fizemos na
CartaCapital] de que ele “teria tomado conhecimento na
própria sexta-feira de uma fita com a conversa entre o dele-
gado Bruno e os jornalistas a quem distribuiu as fotos”. Diz
que “soube da possível existência de uma fita no dia se-
guinte” quando dirigentes do PT disseram que a fita exis-
tia. Diz que, nesse dia, sábado, 30 de setembro, no início da
noite, ligou para Luiz Cláudio Latgé, diretor de jornalismo
da Globo em São Paulo, para saber se a Globo sabia da fita.
Latgé lhe teria dito que Boccardi tinha ouvido a fita, “fora
da Globo”. Depois disso, Bocardi reproduziu para ele,
Kamel, o conteúdo da fala de Bruno.

Frase fatal Kamel escreve de modo a parecer até que ele
estava mesmo preocupado em saber se o delegado Bruno
tinha motivações políticas. Ele diz que, ao falar do conteú-
do da fita, Bocardi “foi enfático ao afirmar que nos dez
minutos de conversa, em nenhum momento o delegado se
referiu ao PT ou a motivações políticas”. Como se a motiva-
ção política do delegado não estivesse claríssima em seus
atos: por ter produzido as fotos de maneira clandestina;
por ter manipulado as imagens, fazendo com as notas de
dinheiro arranjos para que parecessem ter mais volume do
que têm, colocando-as de pé, com a face voltada para quem
as olha, e escolhendo um ângulo de baixo para cima, contra
o teto, para ampliá-las; por ter tornado explícito que elas
tinham que ir para o ar naquele mesmo dia, antevéspera
das eleições, nos noticiosos do começo da noite, para ter
mais repercussão.
Escrevemos na primeira matéria de CartaCapital que Kamel
soube, ao contrário do que diz, na sexta-feira, do áudio da
conversa do delegado Bruno. E que é também dessa sexta-
feira, 29 de setembro, a frase dele ao saber da fita e de seu
conteúdo: “Não nos interessa ter essa fita. Para todos os
efeitos, não a temos”.
Curiosamente, Kamel não desmente que disse a frase, que
não ouvimos dele, mas de terceiros. Depois de voltar a che-
car nossas informações, repetimos o que dissemos: o áudio
do delegado com os quatro jornalistas foi levado para a
Globo na sexta-feira; Kamel soube dele nesse dia. Admita-
mos porém que Kamel tenha dito a frase no sábado, quan-
do quis se inteirar do conteúdo da fita de áudio com mais

detalhes, diante de sua repercussão? Isso diminui sua res-
ponsabilidade na sexta? Não: ele é o responsável pelo jor-
nalismo político da TV Globo. Até gente conservadora da
sua equipe de jornalismo reclama da enorme vigilância que
ele exerce sobre cada palavra do noticiário político mais
sensível da emissora.
 E é justamente por isso, repetimos, que ele é chamado de o
Ratzinger da Globo, o guardião da doutrina da fé dos Ma-
rinho, do mesmo modo como o ex-cardeal Joseph Ratzinger,
hoje Papa Bento 16, foi o guardião da doutrina da fé cató-
lica no papado de João Paulo II.
No período no qual “o escândalo do dossiê dos petistas”
dominou a mídia, de 15 a 30 de setembro, a vantagem de
Lula sobre Alckmin, que era de cerca de 20 pontos
percentuais antes, se reduziu a apenas 7%. Ou seja: a ação
da mídia, com a Rede Globo à frente, puxou Alckmin de
34% das preferências dos eleitores, para 42%; e derrubou
Lula de 53% das preferências, para 49%. Ou seja, ainda: a
ação da mídia carregou as eleições para o segundo turno e,
por pouco, não levou Alckmin ao primeiro lugar.
Nessa história há um fato inquestionável: a manipulação
dos resultados eleitorais com uma cobertura facciosa do
chamado escândalo do dossiê. Do ponto de vista da res-
ponsabilidade pessoal dos jornalistas, a história é um pou-
co mais complicada. Admitimos que ainda há margem para
dúvida. Achamos que se deve ouvir mais gente.
Assim como procuramos Kamel antes de escrever a primei-
ra matéria, procuramos Bocardi e Latgé, também. Bocardi
nos atendeu. Foi ele que levou a fita de áudio do delegado
Bruno para a Globo. Latgé só nos atendeu depois do pri-
meiro texto publicado. Por ser o diretor de jornalismo da
Globo em São Paulo deve ter sido ele a pessoa que discu-
tiu com Kamel, na sexta, o material que tinha em mãos: o
CD com as fotos e a fita com o áudio. Mas, tanto Bocardi
como Latgé nos receberam muito mal e não quiseram dar
nenhuma explicação, mesmo depois de termos garantido
a eles o sigilo de fonte – e fizemos isso porque sabemos
que jornalista pode ser demitido, na imprensa do grande
patronato, apenas por falar a verdade.
Sugerimos que, em função de sua gravidade, os congressis-
tas investiguem o assunto; que se forme uma CPI para ana-
lisar a ação da mídia nas eleições de 2006. Nas investiga-
ções que poderiam se
seguir esperamos que o
gigante Kamel não faça
o que a grande mídia cri-
tica no presidente Lula:
que jogue a responsabi-
lidade sobre o repórter
Bocardi e o chefe da re-
dação paulista da Globo,
Latgé, dizendo  que fo-
ram estes seus subordi-
nados os responsáveis.
[Antônio Carlos Queiroz

e Raimundo Rodrigues

Pereira]

M
a
rc

 
F
e
rr

e
z
 
/ 

A
c
e
rv

o
 
G

il
b
e
rt

o
 
F
e
rr

e
z
 
/ 

IM
S


